Notícias

*Fonte: Entrevista Publicada pela Revista Renovação. Ano 16 - Número 90. Texto na Íntegra.

Em 2015, o Intituto de Educação a Distância da RCCBRASIL completa 5 anos! Para comemorar essa data, está sendo lançado o curso 'Instrumentos eficazes para compreender a Bíblia'. Mais do que fazer a leitura orante das Sagradas Escrituras, a ideia é ir além e realizar um estudo profundo para compreender todo contexto histórico, cultural e geográfico existente quando cada um dos textos foram escritos. Leia a entrevista feita com o professor do novo curso João Cláudio Rufino, que é filósofo, teólogo e mestre em Bíblia. Na RCC, ele faz parte do núcleo nacional do Ministério de Pregação.

 

Prof. Me. João Claudio Rufino

 

Qual é o objetivo principal do curso?

 Esse curso tem objetivo de oferecer instrumentos para as pessoas que têm interesse em interpretar corretamente a Bíblia. Hoje, há uma grande defasagem de instrumental para ler a Biblia, de modo que o curso pretende exatamente isso, oferecer essas condições. Mais do que leitura orante, que também é importante, a ideia é estudar a Biblia. Com alguns instrumentos que iremos passar o aluno poderá fazer isso caminhando com as próprias pernas.

 

Qual é o conteúdo e dinâmica do curso?

 Os tópicos tratados são basicamente os tipos de leitura existentes em relação a Biblia. A primeira delas é o que chamamos de 'Leitura Sincrônica', que é o estudo do texto tal como ela está pronto na Biblia. Dentro da leitura sincrônica, vamos ver critica textual (estudo dos manuscritos antigos); história das traduções da Bíblia; tipos de tradução existentes atualmente; análise literária, que é quando vamos aprender sobre a metodologia de segmentação textual e delimitação textual, abordando todos os gêneros literários da Bíblia que seguem um padrão desde Gêneses ao Apocalipse. Na segunda parte iremos falar sobre a 'Leitura Diacrônica', que vai além do texto. É o que chamamos de contexto bíblico. Vamos ter noção sobre a geografia de Israel e os períodos históricos nos quais os textos foram sendo compostos. Sabendo do ambiente cultural, antropológico e histórico teremos as respostas para as nossas duvidas. Por fim, teremos um momento no curso em que as pessoas aprenderão a aplicar todo esse conhecimento em suas pregações, formações e mesmo no momentos de oração pessoal.

 

Sabemos que o Espírito Santo vem ao nosso auxílio e nos capacita. Nesse sentido, por que, mesmo assim, é importante buscar esse tipo de formação?

 A Igreja Católica tem uma doutrina fantástica quando fala da graça de Deus, que é o favor que Deus dá ao ser humano de modo gratuito. Contudo, a Igreja nos diz que essa graça uma vez recebida precisa de uma resposta humana. O que Deus pode fazer Ele faz, mas o que é do ser humano, Deus não vai fazer. Embora o Espirito Santo nos ajude, Deus não vai revelar uma metodologia. O curso do IEAD acontece numa linguagem muito fácil, simples e direta. Ele vai colocar na mão das pessoas instrumentos eficazes para que elas consigam entender a leitura com o contexto, metodologia e pesquisa adequada. É preciso estudo, não só oração.

 

Qual é o público alvo desse curso?

 Todo aquele que quer conhecer a Biblia de forma mais profunda. Pregadores e formadores também são chamados a fazer já que eles têm a Biblia como instrumento principal para atuação do ministério, por isso, precisam ter esse domínio. Além disso, também é aberto aos catequistas e ministros da Palavra que queiram fazer essa reflexão mais profunda.

 

Qual é o material bibliográfico disponibilizado aos alunos?

 Usaremos livros de metodologia de leitura bíblica. Haverá muitos assuntos que não poderão ser aprofundados por questão de tempo, por isso, é importante que os alunos leiam os textos complementares, participem dos fóruns de discussões, vejam os vídeos das aulas quantas vezes forem necessárias e busquem outros vídeos que serão indicados.

 

Deixe uma mensagem de motivação aos interessados no curso.

 Na cultura bíblica, um dos maiores castigos que alguém pode experimentar é não escutar a voz do Senhor. Deus não pode silenciar, deixar de falar. Quando isso acontece, o povo fica sem saber o que fazer e faz coisas ruins. Nós, como Igreja, que somos o novo Israel de Deus e devemos escutar Suas palavras constantemente, precisamos entender a voz do Senhor! Nesse curso, poderemos aprender a ouvir a voz do Senhor na fonte mais pura que existe e assim, agir conforme a vontade dEle. Tenho certeza que colheremos muitos bons frutos. Se cada diocese tiver pessoas preparadas para interpretar a Palavra de Deus da forma correta certamente iremos ganhar muito!

 


O curso será totalmente pela internet, podendo ser acessado de qualquer lugar do Brasil ou exterior. O pré-requisito é  que haja conexão que permita assistir ou fazer download de vídeos. As inscrições estarão abertas a partir de maio 2015. Ementa, conteúdos e outras informações sobre o curso estão disponíveis na página do curso em nosso site, clique aqui.