Notícias

Desde janeiro deste ano, os funcionários do Escritório Nacional da Renovação Carismática Católica passaram a contar com o benefício de subsídio de 100% no valor da inscrição nos cursos do IEAD RCCBRASIL. A cada etapa, conforme seus interesses, eles podem solicitar a inscrição em um dos cursos do Instituto. Cursando e tendo aproveitamento satisfatório, após a conclusão do curso requisitado, é possível fazer uma nova solicitação. 

Carlos Eduardo Pereira Fernandes é funcionário do setor administrativo e responsável pelo cadastro dos Grupos de Oração. Além do cadastro de Grupos, o contato com os coordenadores, a comunicação do Movimento com as dioceses, o Projeto Nossa Vida em Missão também são alimentados por este setor. Cadu, como é conhecido no Escritório e entre seus amigos, foi um dos primeiros funcionários naturais do Vale do Paraíba a serem contratados logo que o Escritório se estabeleceu na cidade de Canas - quando foi transferida a estrutura do Rio Grande do Sul, para o Estado de São Paulo, em 2013. Ele é residente da cidade de Piquete, 18 km próxima ao terreno onde está sendo construída a Sede Nacional da RCC.

Cadu participa da RCC há sete anos, formou-se em Psicologia e durante sua graduação serviu ao Movimento como coordenador de GOU (Grupo de Oração Universitário). Hoje, atua como coordenador Estadual do Ministério Universidades Renovadas. Não obstante sua caminhada e formação no Movimento, escolheu realizar o curso “Carismas” para contribuir ainda mais na formação dos jovens universitários. Ao finalizar o curso, ele afirmou: “realmente o curso é muito bom, os materiais, as leituras, as vídeo-aulas, tudo é bom. Foi uma renovação dos Carismas em mim. Eu percebo uma renovação em meu Ministério. Apesar de já ter feito outras formações, o fato de cada semana estudar um dom, rezar, meditar, parece que isso alimenta de um jeito diferente os carismas”.

Rosiene Zanin, por sua vez, é moradora da cidade de Canas. Foi incentivada a realizar o curso de Mariologia junto com seu colega do setor da Construção, José Narcísio Salvador Jr. “Rose” trabalha em prol do Projeto Nossa Vida em Missão e “Juninho” em prol da Construção da Sede Nacional, em contato com os colaboradores e prestando auxílio às necessidades do departamento que é responsável pelas obras. Ambos, ao concluírem Mariologia logo se inscreveram no novo curso, Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia, pois desejam, além de trabalhar para a Renovação, experimentá-la em sua vida diária e a Palavra de Deus é a fonte de onde jorra essa Vida Nova. Ao mesmo tempo, uma leitura mais profunda evita de sermos levado por ondas, ou conceitos fundamentalistas, explicam.

Juninho também é paulista, da cidade de Piquete, e, tal qual Rose, ainda não completou um ano de trabalho no Escritório Nacional, mas sente-se completamente inserido no trabalho e na vida do Movimento. A formação não auxilia apenas na compreensão do “para que” trabalham, mas atinge também outras dimensões da vida pessoal e cristã. Rosiene participa de sua paróquia, serve na equipe do Coral e já foi catequista. Ela afirma que o curso trouxe um conhecimento mais profundo sobre Nossa Senhora. Fala que apesar de já conhecer “Maria Santíssima” antes do curso, agora a conhece em profundidade, com um novo olhar e amor. “Pra quem me pergunta do curso, eu recomendo,” diz ela.

José Narcísio evangeliza na universidade como coordenador de GOU da Unisal, é estudante de Engenharia Elétrica, tem o desafio constante de equilibrar a fé e a razão. Em Mariologia, teve a oportunidade de conhecer detalhadamente os dogmas, alicerçar a sua espiritualidade mariana na doutrina da Igreja, aquilo que a Igreja entende sobre Maria, ou seja, conhecer Maria não de uma forma genérica, mas em profundidade, diz ele. Nem bem tinha concluído o curso de Mariologia, foi um dos primeiros a se inscrever no curso de Bíblia. O motivo de sua busca por este curso, resume dizendo: “primeiro me alimentar, para depois transmitir a Palavra”. Atuando no Ministério de Pregação, ele sente a necessidade de solidificar e testemunhar a fé, “primeiro viver, para depois pregar”, afirma.