Notícias

Em setembro, a Igreja Católica conduz seu povo a apurar os ouvidos na escuta da Palavra de Deus. O mês da Bíblia é uma comemoração dessa graça e, sobretudo, um convite ao aprofundamento nos ensinamentos do Senhor. Para isso, além de deixar-se conduzir pelo Santo Espírito, é necessário dedicar-se ao estudo das Sagradas Escrituras.

No entanto, quais são os passos iniciais nesta jornada? Quais caminhos percorrer? Quais as ferramentas necessárias para ler, interpretar e compreender o que a Bíblia diz? O Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL (IEAD) oferece o material necessário para responder a estes questionamentos e tornar sua experiência com a Bíblia frutuosa, por meio dos cursos Introdução aos Estudos da Bíblia e Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia.

Introdução aos Estudos da Bíblia tem o intuito de despertar o interesse do primeiro encontro com a Palavra de Deus. Além disso, visa torná-la compreensível e auxiliar no desenvolvimento de um programa e método da lectio divina (leitura orante da Bíblia) que facilitem e disciplinem esse processo de aprendizado.

A carga horária do curso é de 40h, com periodicidade semanal. Dentre os temas abordados estão introdução ao Antigo e Novo Testamento e método prático de leitura da Bíblia. Essa vivência é destinada aos que desejam essa aproximação com as Sagradas Escrituras, a todos os membros da família carismática, agentes de pastoral, bem como líderes de projetos sociais e missionários. O ex-vice-presidente do Serviço Internacional da Renovação Carismática (ICCRS), Marcos Volcan, ministra as aulas.

Já os(as) que desejam avançar para águas mais profundas e enriquecer formações e pregações são convidados(as) a conhecer o curso Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia. A intenção é oferecer ferramentas para interpretação e busca de conhecimento seguro para o estudo da mensagem contida nos textos bíblicos. Para isso, lança um olhar sobre o contexto histórico, cultural e geográfico de cada um deles, a fim de que sejam interpretados de maneira correta.

O coordenador da Comissão Teológica da RCCBRASIL, João Cláudio Rufino, é quem orienta este estudo. O tempo total é de 60h e acontece semanalmente. Com linguagem simples e direta, trata de assuntos como níveis de leitura e interpretação do texto bíblico, as diferentes traduções da Bíblia e as Bíblias de estudo e preparação de formações e pregações com base em critérios de interpretação bíblica seguros.

Não perca a oportunidade de mergulhar na sabedoria que vem do Alto! Mais informações e inscrições clique no link para Introdução aos Estudos da Bíblia e Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia, ou ligue para o Escritório Nacional da RCCBRASIL no (12) 3151-4155.