Notícias

“Desta galáxia de imagens e sons emergirá o rosto de Cristo e ouvir-se-á a sua voz? Esta pergunta ainda ecoa nos nossos corações”, afirma Marcos Volcan, ex-presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, ao se referir à mensagem que o papa João Paulo II pronunciou no 36º Dia Mundial das Comunicações, em 2002. Assim nasceu o desejo de implantar um Instituto de Educação a Distância na Renovação Carismática Católica.

Apoiado em sua prática como Teólogo e professor universitário, Marcos Volcan sentiu-se inquieto pela necessidade e apelo que a mensagem do Papa inseriu em seu coração. Foi pensando neste papel que a internet pode influenciar na salvação de tantas pessoas que a Renovação Carismática se sentiu desafiada e, por isso, nesses últimos anos tem crescido nos recursos tecnológicos para chegar até as pessoas.

 

Primeiros passos

No ano de 2009, o projeto foi apresentado ao Conselho Nacional da RCC do Brasil quando se começava a traçar os primeiros planos para a criação do IEAD. Em 19 de abril de 2010, foram ao ar os dois primeiros cursos, como experiência piloto: Introdução à Bíblia Sagrada e Doutrina Social da Igreja. E hoje, próximo de completar três anos, o Instituto conta com nove cursos disponíveis no site. São cursos de formação que desenvolvem temas de conteúdo da nossa Igreja e da identidade do nosso Movimento. Acesse o link e conheça-os melhor.

 

Testemunhos
 Diversos são os testemunhos que narram a importância dos cursos do IEAD para a formação espiritual e ampliação do conhecimento na vida de nossos servos de Grupos de Oração, acadêmicos e profissionais, assim como aconteceu com a aluna Zulmira Terezinha Henn, da Turma Carismas 1: “Sou concursada em Didática. Talvez por isso valorizo e admiro tanto a Sabedoria do Alto, que conduz a proposição de nossas atividades de estudo a cada aula, nas quais apresentam criatividade, profundidade, maturidade e diversidade nas questões propostas. Talvez o maior elogio a esta equipe de servos seja eu dizer o que sinto: "Já não são mais nossos irmãos que nos ensinam, mas é o próprio Espírito Santo" .

Jociléia Vieira de Paiva é professora do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Nas horas vagas, ela destina seu tempo ao IEAD: "A minha experiência com IEAD é a melhor possível. Sempre oro por esta equipe por poder nos oferecer cursos tão bons e sólidos, relacionados à fé cristã católica. Já estudei o curso para Pregadores, o de Carismas, Estudos da Bíblia e agora estou neste da História de nossa Igreja. Deus abençoe sempre estas pessoas e a todos nós para que permaneçamos perseverantes caminhadores da verdade de Jesus Cristo".

Para auxiliar os alunos, monitores voluntários atuam a distância e são convidados entre os membros do Movimento que têm sólida formação ou atuação na área do curso que monitoram. Os monitores do quadro próprio de funcionários trabalham na sede do Instituto e, além da interação nos cursos, orientam e dão suporte técnico, de secretaria e produção de conteúdo.

 

Novidades
Dois novos cursos estarão disponíveis para estudo, neste mês de abril, são eles: “Introdução a Liturgia” e “Ministério de Oração por Cura e Libertação”. Como professores, teremos o diácono e ex-coordenador do Ministério para os Seminaristas, João Paulo Velloso, para o de liturgia, e o secretário- geral do Conselho Nacional, Onazir Conceição, para o de Cura e Libertação.

Além dos cursos, outra novidade é o lançamento do novo site do Instituto, com melhor interface, mais dinâmico e novos serviços, além de um blog para facilitar o acesso dos seus alunos que sempre acompanham as novidades do IEAD.

Os cursos do Instituto buscam oferecer formação humana, espiritual e racional, mas também podem ser aproveitados para carga horária complementar de cursos de graduação ou concursos nas áreas dos temas específicos. Consulte seu departamento para saber as temáticas que podem ser aproveitadas.

“Tudo isso é resultado de muito trabalho como gravações, pessoas que se deslocam, textos construídos, perguntas que são formuladas, tecnologia construída dentro do nosso instituto para dar respostas rápidas aos alunos que estão inscritos, resultado, portanto, de uma grande quantidade de pessoas que se dedicam a isso”, afirma Volcan. O ex-presidente do Conselho Nacional é também professor nos cursos oferecidos pelo Instituto.

Faça você também a experiência de ser um aluno do IEAD e seja mais um a testemunhar os frutos deste projeto que existe há três anos dentro do nosso Movimento e tem auxiliado tantas pessoas. Não perca esta oportunidade de ampliar seu conhecimento e amor pela nossa Igreja e nosso Movimento.