Notícias

Quantas vezes, ao falar sobre Cristo, sobre a nossa Igreja ou sobre a nossa fé para alguém, fomos como que “encurralados” com esse questionamento: “Você já leu toda a Bíblia?”. Seja pela boa impressão que causamos com nosso discurso ou testemunho, seja porque a pessoa desejava nos desafiar.

Essa pergunta que parece desafiadora pretende, no entanto, ser um convite aos estudos e à leitura orante da Bíblia. Ela é, também, o resultado que o Curso Introdução aos Estudos da Bíblia do IEAD RCCBRASIL procura promover.

Percorrendo as orientações da Igreja sobre a doutrina das Sagradas Escrituras, apresentando elementos básicos para a interpretação dos textos sagrados segundo a História da Salvação, à luz da doutrina e magistério da Igreja, este curso se propõe a apresentar um método de leitura com base na Lectio Divina e apresenta-se um plano, que percorre todo o Novo e Antigo Testamento, para leitura de toda a Bíblia no período de um ano. Esse roteiro foi traçado levando em conta a vida espiritual e a realidade da vida cotidiana do jovem e adulto, para ser a ela adaptável. De que maneira isso é feito?

Em primeiro lugar, o plano apresenta inicialmente leituras que nos permitem compreender o mistério do amor de Deus para conosco e o Plano de Salvação inserido na história da humanidade e em nossa história pessoal.

Depois, o roteiro favorece o estudo orante adaptado à realidade de vida do jovem e adulto ativo na sociedade. Isso ocorre sem sobrecarregar o leitor, como se essa fosse uma tarefa interminável. As leituras sugeridas apresentam uma dose diária, cujo tempo de leitura, oração e reflexão são adaptáveis à rotina de vida familiar, de trabalho, compromissos e estudos, por ocuparem entre 30 a 60 minutos do dia. O plano ainda propõe que se num dos dias ou semanas, por algum motivo, a pessoa não consiga realizar o estudo programado, o retome posteriormente, reorganizando as “doses” de leitura, para não perder o foco e alcançar seu objetivo.

Além do programa de leitura da Bíblia em apenas um ano, o curso também permite que o aluno conheça mais sobre a doutrina da Igreja sobre as Escrituras. Conheça um pouco mais dos seus fundamentos desse curso na entrevista com o professor Marcos Volcan, mestre em Teologia e ex-presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, publicada em 2012 na Revista Renovação.

E, para informações detalhadas sobre o Curso Introdução aos Estudos da Bíblia,visite nosso site.

IEAD: Nas últimas décadas, a Igreja tem procurado colocar as Sagradas Escrituras em evidência na vida dos fiéis. Qual a importância da intimidade do católico com a Bíblia?

Marcos Volcan: De fato, isso vem acontecendo. O Concílio Vaticano II nos abriu um leque novo sobre o assunto. Eu destacaria dele a Constituição Dei Verbum, que traz orientações de como nós devemos ler a Bíblia, estudá-la. Então, nos últimos 50 anos, temos sido enriquecidos por documentos como este e tantos outros, como o Verbum Domini. Temos que aproveitar as riquezas que a Igreja nos dá através das orientações, da sua Tradição, dos seus documentos. A Bíblia é fonte de espiritualidade. Ela é elemento fundamental, essencial, para nós termos intimidade com Deus. A Sagrada Escritura revela Deus e possibilita que estejamos mais perto daquilo que é o seu pensamento, daquilo que Ele é e que quer que nós sejamos. Então ela é importantíssima na vida de qualquer católico que queira viver nestes dias onde temos que  responder a tantas coisas que o mundo nos apresenta, nos desafia.

IEAD: O amor pela Palavra é uma das características daqueles que experimentaram o Batismo no Espírito Santo. Como se dá essa relação?

Marcos Volcan: A experiência do batismo no Espírito Santo é transformadora, mexe com nosso interior, com a nossa mentalidade. Como diz São Paulo, aquele que está em Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas passaram, tudo se fez novo (cf. 2Cor 5,17). Quando somos batizados no Espírito, acontece algo novo: tomamos consciência de que somos filhos amados de Deus. Então queremos conhecê-lo, descobrir quem Ele é. E aí vamos entrando em todo esse processo da salvação divina, que envia Seu Filho e nos dá o Espírito. A Palavra, portanto, vem a fundamentar esta experiência. É como se despertássemos de um sono, no qual estávamos assim adormecidos há muito tempo e acordamos com fome, com sede, querendo alimento. Da Palavra de Deus, conseguimos tirar a essência daquilo que vai nos alimentar.

IEAD: Muitas pessoas reclamam que não compreendem a linguagem bíblica. Como o curso Introdução à Bíblia Sagrada pode auxiliar os alunos em uma aproximação com os textos da Bíblia?

Marcos Volcan: É verdade que quando nós lemos o texto sagrado, muitas vezes não o entendemos, porque foi escrito em épocas distantes e por pessoas que tinham hábitos culturais e uma linguagem diferente da nossa. Mas a Bíblia tem uma função especial de revelar o coração de Deus à humanidade, revelar como ele se relaciona com o seu povo. Então é de se esperar que a Palavra de Deus possa ser entendida por todas as pessoas. Nós não podemos ter medo de manusear, de ler a Bíblia, mas temos também que entender que alguns textos foram escritos dentro desse contexto, dentro desses tempos e épocas distantes. Por isso, um curso ou uma leitura de livros auxiliares podem nos fazer entender melhor o que a palavra de Deus quer nos ensinar.

IEAD: Marcos, por que fazer o curso Introdução à Bíblia Sagrada do Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL?

Marcos Volcan: Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, é penetrante como uma faca de dois gumes. Se eu a conhecer, se eu me aproximar da Sagrada Escritura, tenho condições de responder ao mundo, de forma direta, as razões da minha fé. Esse curso introdutório nos insere na vida do Movimento, nos dá possibilidades de interagir com pessoas do Brasil todo dentro de uma sala de aula virtual. E assim nós estaremos cada vez mais crescendo na fé e com condições de testemunhar Jesus diante do mundo.