Notícias

Um dos frutos da reunião do Conselho Carismático Católico Latino-Americano (CONCCLAT) que aconteceu de 2 a 6 de outubro, em Miami, EUA, foi a consolidação da parceria com a RCCBRASIL para fortalecer a formação por meio dos cursos oferecidos pelo Instituto de Educação a Distância da Renovação Carismática Católica do Brasil (IEAD RCCBRASIL). Esses cursos são destinados a lideranças carismáticas e à evangelização de batizados e não batizados.
 
As sementes para essa parceria foram lançadas há um ano. Desde então, o projeto foi amadurecendo e o IEAD RCCBRASIL trabalhou na recriação do layout e ferramentas do site do Instituto, na tradução de seus conteúdos e está trabalhando na implementação da Plataforma que abrigará o ambiente virtual de aprendizagem na versão latino-americana. Também foram realizadas as gravações para o primeiro curso em Espanhol, que será ofertado para as lideranças jovens de língua castelhana.
 
Durante a Reunião do CONCCLAT, a Presidente do Conselho da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, fez a apresentação dos objetivos do projeto, suas etapas, responsabilidades dos parceiros e processo de trabalho de produção dos cursos, sua oferta e monitoria.
 
Por unanimidade, o Conselho Latino-Americano aprovou o projeto e criou uma comissão que o representará e trabalhará mais de perto com a equipe do IEAD na escolha dos temas, processo de produção, lançamento e acompanhamento dos cursos, entre outras atividades. Também contribuíram esclarecendo dúvidas, Marcos Volcan (vice-presidente do CONCCLAT, professor voluntário e coordenador do IEAD RCCBRASIL) e Reinaldo Bezerra dos Reis (professor voluntário do IEAD RCCBRASIL no curso História da RCC e membro convidado do CONCCLAT).
 
A previsão é que turmas pilotos sejam iniciadas em janeiro próximo e que representantes da comissão criada pelo CONCCLAT estejam também presentes no Encontro Nacional de Formação (ENF), que acontecerá em Aparecida/SP, para estreitar laços de fraternidade e unidade, além de trabalhos específicos no planejamento e organização das próximas etapas e cursos.
 
“(...) numa cultura desprovida de fundamentos, a vida cristã exige a instrução e a catequese permanentes e este é, talvez, o campo em que a Internet pode oferecer uma ajuda excelente.” (Papa João Paulo II, 36ª Jornada Mundial de Comunicação).
 
É com esta responsabilidade, de apropriar-se das oportunidades que a Web 2.0 oferece para a evangelização e formação, que o IEAD e o CONCCLAT assumem o compromisso de trabalhar juntos pelo bem de seus membros e do povo de Deus, produzindo e oferecendo cursos de qualidade que permitam aos alunos responder a todos quais as razões de sua esperança (cf. IPe 3,15).